terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Sessão 1 - Apresentação

Dias 27 a 31 de outubro de 2014



Gostarias de realizar experiências no CSI ? Gostarias de fazer desaparecer coisas? Gostarias de encher balões e amassar latas sem lhes tocar ? E de transformar leite em plástico ? E pores ovos a saltar ? E encantares cobras ? Impossível ?
Achas que falamos de magia ?
Não, falamos de um Clube da nossa Escola que tem reservado para os seus membros um laboratório sustentável e divertido.


O Clube da Ciência é um local privilegiado para realização de atividades práticas, com recurso a materiais simples. As atividades são selecionadas pelo docente, ou pelos alunos, partindo sempre da explicação de um fenómeno do quotidiano que encerre em si um elemento mágico. Esse elemento mágico é explicado com base científica. Por esse facto, excluem-se todos os fenómenos do domínio da ilusão.
Paralelamente, são desenvolvidas conhecimentos e capacidades associadas às atividades práticas como por exemplo, regras de segurança em laboratório, material de laboratório, procedimentos gerais em laboratório (seleção de material adequado, medir volumes, massas, transferir substâncias, preparar soluções…).
De todas as atividades os alunos realizam um relatório individual (material, procedimentos, resultados, discussão de resultados, conclusões…) que lhes permite refletir sobre a atividade e reproduzi-la noutros contextos nomeadamente o contexto familiar.



Sala CSI na sessão 1:






Vamos ver como fica depois das mudanças que vamos fazer. 




Sem comentários:

Enviar um comentário